Puplicidade


sábado, 17 de agosto de 2024

Evite 5 atitudes que podem gerar multas !



Somos constantemente relembrados das regras de trânsito a cumprir, bem como quais os comportamentos de risco a evitar.



Contudo, não é só na minimização de segurança, quer para nós, quer para os outros utilizadores da estrada, que estão os riscos. 


Há sérios riscos em virmos a ser penalizados com multas !

Por isso, a Insparedes dá-lhe a conhecer cinco comportamentos que podem gerar multas, relembrando que existem muitos mais…por isso, a precaução é a palavra de ordem!


Ausência de sinalização das manobras


São raros os dias em que circulamos na estrada e nos deparamos com aquele "espertinho" que inicia uma manobra arriscada e não a sinaliza, certo ? 

Ou que decide virar na próxima saída, mas não avisa? 

Pois bem, uma manobra abrupta pode surpreender outro condutor que não contava com essa paragem, podendo causar acidentes. 

Por isso, se for apanhado pelas autoridades, pode mesmo ser multado por não indicar uma mudança de via.


Atirar objetos pela janela


O arremesso de objetos pela janela do carro, como cigarros ou lixo, é uma atitude perigosa para os outros condutores, bem como para o meio ambiente. 

Como tal, é uma situação punível com coima.

Não respeitar de circulação nas regras nas rotundas

Sair repentinamente a partir do centro ou das faixas à esquerda diretamente para a saída, ou entrar na rotunda como se fosse uma reta, ou até circular na rotunda pela faixa da direita sem pretender sair na primeira saída, são comportamentos penalizados com multa.


Utilizar telemóvel ou auriculares


Utilizar o telemóvel durante a condução desvia-nos do maior foco: olhar para a estrada ! 

Já se sabe que a utilização de telemóvel enquanto se conduz aumenta em 4 vezes a probabilidade de acidentes, já a troca de mensagens aumenta ainda 23 vezes essa possibilidade. 

Quanto a auriculares, embora esteja previsto na lei poder usar um, a verdade é que quem usa, acaba por sentir necessidade de utilizar os dois. 

Se for apanhado nestas situações, certamente levará como prenda para casa uma bela de uma multa !


Contínuo pingar de óleo


Circular com o seu carro a pingar óleo acarreta imensos riscos, já que pode estar a contribuir para a acumulação de óleo junto de locais de paragem, em locais com inclinações, entre outros. 

Estes resíduos na estrada podem significar perdas de aderência, derrapagens e acidentes, representando um risco ainda mais acrescido para os motociclistas.

 Por isso, mantenha a manutenção do seu carro em dia! 









Sem comentários:

Enviar um comentário